quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A transitoriedade do homem - Paulo Cilas

                                     

No salmo 90 Moisés afirma no versículo 07,08,09 que: “somos consumidos pela Tua ira e pelo Teu furor conturbados, os nossos pecados estão sob a luz do Teu rosto e os nossos dias se passam na Tua ira, acabam-se os nossos anos  como um breve pensamento”.
No primeiro momento parece ser uma leitura pessimista e a revelação de um Deus mau, mas se olharmos para o espirito com que Moisés escreve ele apenas esta declarando o que nós ainda hoje sentimos e sabemos, isto é, a nossa vida aqui é breve e boa parte dela, talvez a maior, é vivida sob tribulações, preocupações, tensões, ansiedades, etc... Antes de prosseguirmos com tal raciocínio, é bom comentar que como o mesmo espírito  Davi afirma no Salmo 51.5 “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe”. Continuando então, não é o Deus irado que é evidenciado por Moisés e muito menos por Davi e, sim, o homem imperfeito que vê os resultados de sua imperfeição sem que Deus o livre disso.
Uma das mensagens mais falsas pregadas nos dias de hoje (atuais) é a que afirma que o Deus pessoal está à nossa disposição para impedir que vivamos maus momentos. Moisés desmente tal mensagem. Não quero com isso me lançar ou lançar ninguém no abismo depressivo ou de pessimismo puro, pois nesse mesmo Salmo também está escrito: “Seja sobre nós a graça do Senhor nosso Deus e confirme sobre nós as obras de nossas mãos”. 
Então com equilíbrios e sobriedade compreendamos que  talvez a grande mensagem esteja no verso 12: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios”. Logo, ao mesmo tempo que somos confrontados com a nossa dura realidade, também nos é apresentado o motivo de nossa esperança. 
Quem compreende as dores e as alegrias da vida, acaba por se tornar sábio. O que só quer alegria torna-se tolo, alienado. Da mesma forma o que só vê desgraça se torna sombrio, mal-humorado e pessimista.
Eis uma boa época para lermos o Salmo 90; ler e entender! 
Que você entenda o por quê das dores da vida (argumento muito usado pelos ateus para negarem a Deus) e também compreender o quanto precisamos confiar num Deus que é de eternidade a eternidade. Pois a nossa existência está toda diante dEle.

Boa leitura do Salmo 90

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...