terça-feira, 7 de maio de 2013

O SUCESSO, SEGUNDO A BÍBLIA



Juiz federal, conferencista e escritor, William Douglas fala de seu mais recente livro, sucesso nas livrarias.

O sucesso, segundo a Bíblia
O juiz federal e conferencista William Douglas, evangélico de 45 anos, já é conhecido pelos leitores. Sua obra Como passar em provas e concursos já está na 27ª edição e tornou-se um best-seller entre os chamados concurseiros. Com sua experiência pessoal e cristã, Douglas tem lançado vários livros, muitos deles associando princípios da Bíblia e da vida cristã ao cotidiano. Coautor de As 25 leis bíblicas do sucesso (Sextante), junto com o professor Rubens Teixeira, ele está de novo na lista dos mais vendidos. Prefaciado pelo bilionário Eike Batista, o livro foi um dos 20 mais vendidos de 2012, apesar de ter sido lançado só em setembro. Membro da Igreja Batista Central de Niterói (RJ), casado e pai de três filhos, Douglas fala nesta entrevista de sua obra e do barulho gerado pela mídia.
CRISTIANISMO HOJE – Como nasceu o livro?

WILLIAM DOUGLAS – Um dos temas de minhas palestras é o sucesso profissional à luz da Bíblia. Aos poucos, fui alinhavando o roteiro do que seria um livro sobre o assunto. Quando conheci a história de vida e o currículo do Rubens Teixeira, entendi que era a pessoa ideal para fazer o livro sair do mundo das ideias e ir para o papel.
Você apresentou o projeto a editoras evangélicas?

Não. O livro tem dois objetivos distintos e bem claros: primeiro, edificar os cristãos, fazendo com que apliquem a Bíblia no seu cotidiano profissional; segundo, mostrar aos incrédulos e não religiosos o quanto a Palavra de Deus é atual e eficaz, e, com isso, mudar seus paradigmas em relação às Escrituras Sagradas. Para este segundo objetivo, era essencial que o livro não fosse publicado por uma editora evangélica, pois os leitores não religiosos ainda têm grande resistência a obras classificadas como evangélicas.
O que Eike Batista achou da obra?

Eu e Rubens queríamos para o prefácio alguém que não fosse classificado pelas pessoas como "religioso". Queríamos um profissional ou empresário de muito sucesso e claramente fora do mundo da religião. Com essas características, ninguém melhor do que Eike Batista. Ele gostou da obra e a elogiou. Creio que deve ter ficado admirado com o fato de sua visão 360 já estar toda delineada na Bíblia, dois milênios atrás...
Costuma-se dizer que o brasileiro trabalha pouco, e daí as dificuldades da maioria das pessoas. Você concorda?

Não diria que o brasileiro trabalha pouco ou muito, pois temos muitos exemplos das duas condutas. O que nos parece é que o brasileiro trabalha errado. Quem trabalha pouco fica contando com a sorte, e está cometendo um grande erro; e quem trabalha demais despreza leis bíblicas importantes, como a do descanso, e está muito equivocado também. Ambos irão pagar um preço no futuro.
As leis bíblicas do sucesso podem ser aplicadas a todos?

As leis espirituais são tão inexoráveis quanto as leis físicas da natureza, mas – por incrível que pareça – não são objeto de atenção. Isso precisa ser mais abordado nas escolas e nas igrejas. Estamos sempre colhendo o que foi plantado por nossos pais, por nós mesmos e pela sociedade. O aquecimento global é resultado de semeaduras erradas, assim como a fome, miséria e guerras. Uma explicação para tudo isso é o pecado e o distanciamento de Deus. Somos livres para escolher o que semear, mas prisioneiros das escolhas que fizermos, ao menos até começarmos a plantar diferente. E, mesmo que isso aconteça, levará algum tempo para os novos frutos, melhores, aparecerem.

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...