quinta-feira, 18 de agosto de 2011

DEVEMOS NOS CONGREGAR! - POR PAULO CILAS



As estatísticas sobre pessoas “desigrejadas” estão largamente sendo produzidas e divulgadas.
São pessoas feridas e (ou) decepcionadas por mensagens e mensageiros totalmente fora do contexto Bíblicos. São pessoas que adquiriram um “produto” que não correspondeu às expectativas. Há, ainda, os evangélicos ditos fieis que só não querem compromisso denominacional ou, ainda, institucional.
Porém, excetuando os feridos inocentes penso que todos são acometidos de outro mal: O egoísmo! E esse mal tem se alastrado de várias maneiras e justificativas que Hb. 10:23-25 passa a ser totalmente ignorado, pois, deixando de congregar o indivíduo desenvolve “a sua vida Cristã” em torno de si mesmo ainda que alegue comunhão com Deus. Os exemplos registrados são deixados de lado seja de uma vez ou gradualmente.
Moises argumentando com O Senhor para que povo que lhe dava tanto trabalho permanecesse vivo - Ex.32:11 - não inspira mais. O exemplo primeiro da “Igreja que se reunia com singeleza de coração e comunhão- At. 2:46 - não é mais um alvo a ser perseguido.
É mais do que claro que devemos nos congregar, mas, devemos fazê-lo pelos motivos certos, pois, congregação exige renúncia, mas não anulação (perda de identidade tão tristemente patente em nossos dias). Exige ainda doação de tempo, capacidade, dom e até mesmo dinheiro, mas sempre dentro do contexto generoso, solidário e com liberalidade. Muitos dos “frustrados” pela igreja somente o são porque se envolveram pelos motivos errados.
Na congregação não há dominadores conforme Jesus deixou claro Lc. 22:25. Não há argumento de “apostolado, de autoridade espiritual, de unção ou visão” que possa distorcer o ensino do Mestre.
A programação na congregação é para gerar relacionamento e crescimento. Jamais para atrair “clientes” para, a seguir, fidelizá-los.
Quando nos congregamos não nos alienamos do mundo. Sabemos conversar os multitemas do mundo e da vida. A igreja não se torna um gueto vivendo de frases fabricadas. Afinal, O Senhor declara a Davi: “Não seja como o cavalo ou mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem” Sl. 32:9.
Não deixemos de nos congregar então! Nos princípios do Senhor não há decepção, frustração, desânimo com vida longa. Isso porquê, “no corpo” ajudamos, consolamos, exortamos, perdoamos, amadurecemos e muitas outras coisas mais. E só vale a pena estar junto se for nesses princípios

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...