terça-feira, 31 de agosto de 2010

A SALVAÇÃO: DA ARCA E A DE JESUS - POR PAULO CILAS



E lá estavam Noé e sua família sendo salvos da tragédia do dilúvio. Era uma boa salvação. Entretanto, por ser provisória, era uma salvação, diria, um tanto quanto desconfortável. Mesmo sendo a arca razoavelmente grande, ela estava lotada dos pares de animais – sete pares de puros e dois de impuros, todos cheirando mal. Já ficou perto de cachorro molhado? E de galinha? Para mim, naquele momento, todos estavam rebaixados à categoria de impuros, sujos.
E o que eles produziam ao longo da estadia de praticamente um ano na arca? É certo que a dieta era de acordo com a circunstância, entretanto, a produção de “adubo” da bicharada estava a todo vapor. E a arca não podia ser muito aberta e arejada por motivos óbvios. Ela era uma ilha cercada de água por todos os lados e, pelo menos durante quarenta dias, por cima também.
A situação não era fácil! Mas, ou aguentava o casal de bode suando ou caía fora morrendo afogado. A mesa das refeições devia ser uma festa. Os cheiros se confundiam. E como disse acima, a coisa demorou quase um ano, o que em lugar fechado, sem ter para onde ir e apenas fazendo as tarefas de manutenção, deve ter parecido uma década.
Um dia percebi que muitos, eu também, viviam a salvação como que dentro da arca. Uma salvação apertada, mal-humorada e que só valia à pena porque ou era ela ou a danação eterna. Havia ainda uma mórbida satisfação, algo como um prêmio, que era o fato do pessoal que vivia rindo, desfrutando do mundo, ir todo “pro inferno”! Sim, tal salvação parecia só fazer sentido se houvesse a certeza de que essa turma que não “tava” no mesmo aperto que eu fosse queimar no mármore do inferno.
Um dia abri os olhos! Li em Jo. 10:9 que Jesus é A PORTA! E ELE se apresenta como uma PORTA DE ENTRADA e, também, de SAÍDA. “Quem entra por esta PORTA, entra, sai e encontra pastagem, isto é, espaço, liberdade, VIDA ABUNDANTE!
Saindo da perdição, do império das trevas, eu entro para O REINO DO FILHO DO SEU AMOR e ali pela mesma porta eu saio para uma dimensão muito maior desse REINO. Eu descubro que estar em DEUS é muito mais do que escapar do mal. Que a vida é algo muito maior, superior, independente da morte. Sou livre, não troquei uma prisão por outra melhor. Não tenho uma salvação provisória e apertada. Muito menos preciso de arcas modernas maquiadas da embarcação de luxo - tudo tem sido feito para que as pessoas fiquem na “igreja”, trancadas nelas-. Eu entrei não para um lugar sem saída. “EU ENTREI PARA FORA”!!!

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...