terça-feira, 21 de setembro de 2010

ESTÁTUA!! - POR PAULO CILAS



A brincadeira era até legal. A um comando com o grito "estátua" todo mundo tinha de ficar paralisado. Claro que havia a tentativa de ludibriar o comando em busca de uma posição mais confortável e as brigas intermináveis sobre quem se mexeu primeiro. Mas, afinal, tudo era brincadeira.

Mas a Bíblia nos traz uma história de alguém virando estátua. E não foi de brincadeira: "E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal" Gn. 19:26.

Tentei entender essa passagem bíblica sem a contaminação das histórias narradas em livros mitológicos e transformadas em imagens nos filmes como “Fúria de Titãs”. Digo isso porque não poderia incorrer no erro de tentar imaginar a cena Bíblica como um conto tipo "As Mil e Uma Noites" ou da carochinha. Mas, como entender o que realmente se passou na fuga de Ló da cidade de Sodoma ,vizinha de Gomorra?

A luz é lançada através da advertência de Jesus: “Lembrai-vos da mulher de Ló”!! Lc. 17:32. É curioso O Senhor fazer menção de uma personagem que sequer tem seu nome citado. Ora, se a importância não está em seus feitos e nem em sua própria pessoa resta o capítulo final de sua vida. E o que foi essa cena final?

Imagine essa mulher apegada ao seu padrão de vida, às coisas adquiridas, ao estilo de vida dos moradores de Sodoma e de repente tendo de largar tudo aquilo? Ela olhou para trás porque com certeza lamentava sair dali, pois queria ficar. Em uma decisão mais grave, era como os hebreus desejando a volta ao Egito, querendo as iguarias egípcias. Com certeza houve ali um cataclisma envolvendo as entranhas da terra que passaram a cuspir para o ar fogo e enxofre e que, ante a ordem de Deus,agora caíam sobre aquelas cidades. No entanto, não só o enxofre caía, mas também um elemento fundamental daquele local: O sal. Que ainda hoje é visto no Mar Morto e em suas margens em alta densidade. Isso mesmo, das entranhas daquela terra foram cuspidas borras com este principal elemento.

E como aquela mulher não saiu correndo em disparada, em sua hesitação ela foi tomada por uma dessas borras, que a envolveu e ficou ali "estatelada".

Somos chamados a sair desse mundo, a corrermos desse mundo, não sermos amigos desse mundo. E aqui não falamos de bobagens criadas por religiosos - que vivem dizendo “o que pode e o que não pode”- mas do espírito maligno desse mundo. Estamos falando do império das trevas que tem governado aqui. Somos chamados a correr desse mundo, a olharmos a pátria além e se não entendermos isso, ficaremos obcecados pelas vaidades desse lugar e de seu espírito sombrio que tenta nos seduzir. Ficaremos com pena de deixar “as coisas boas”. Daremos valor aos sentimentos errados, como orgulhos e vaidades. As conquistas daqui nos encherão os olhos ... E passaremos a correr o risco de também ficarmos retidos pelos elementos principais que constituem esta Sodoma dominada pelo mal que ora tem como príncipe a satanas.

Ouçamos a voz de Deus ou ouviremos a voz desse mundo dizendo: Estátua!

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...