quarta-feira, 2 de junho de 2010

SÍNDROME DO MORRO - POR PAULO CILAS

Nasci e cresci no morro . E as dificuldades de estar "por cima" eram compensadas pela paisagem. Ao entardecer era possível ver o braço de mar com as águas avermelhadas pelos fulgidios raios de sol. Bela visão! Então, até compreendo quando moradores de um certo morro de uma grande cidade rejeitaram a oferta de morarem em lugar de melhor acesso e estrutura. Não queriam perder a bela vista lá do alto.
Séculos atrás, em um país distante, Pedro também relutava em descer do morro. Ele estava vendo algo deslumbrante. Nada mais, nada menos que Elias e Moisés ladeando Jesus. "Não saio deste morro de jeito nenhum! Eu? Voltar para ficar perto do Iscariotes, a multidão que aperta, os ameaçadores soldados romanos. Sem contar os fariseus hipócritas. Vamos armar a barraca!!!
Além do mais, ficando aqui não corro risco de negar meu mestre, de fazer acepção entre gentios e judeus,etc,etc,etc. Isso, sem falar que no futuro não passarei um "carão"pagando o maior mico ao ser repreendido pelo chato do Paulo. Aliás, quem ele pensa que é? Eu é que "to"vendo isso aqui! E aqui, sem chance de Elias se enfurnar na caverna e Moisés se irritar com a pedra"!
Assim é a síndrome do morro. Quem dela é acometido basta ver algo místico que logo quer transformar sua vida num" misticismo sem fim. Cada culto tem que ter algo extraordinário. E o que não falta é gente para produzir isso. É lei do Cada enxadada, uma minhoca segundo um jargão interiorano. O culto racional passa a ser frio demais. Já não basta uma adoração em ESPÍRITO E EM VERDADE sem dependência do morro, seja ele em Samaria ou Jerusalém. Pregar a palavra em todo tempo, então? Tendo paciência para ensiná-la , suportar os fracos, lidar com com os ingratos, errar e ser corrigido, "sofrer os maus"... Enfim, descer. E, descer?? É "ruuuim", heim!
Definindo em uma frase o pessoal que tem essa síndrome: morro, mas não deixo o morro!

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...