sexta-feira, 18 de junho de 2010

SÍNDROME DA VACA LEITERA - POR PAULO CILAS


Aproveitando o espírito da copa menciono a frase de um comentarista esportivo sobre um goleiro que, depois de diversas defesas dificílimas, engole um frangaço: " Ele deu uma de vaca holandesa. Deu 30 litros e depois chutou o balde!"

Mas, vamos sair "do campo" e entrar no ônibus: Dois membros de uma mesma igreja no passado
agora se encontram num "coletivo". O mais jovem pergunta ao mais experiente - é assim que se chama o mais velho de velho, viu?- : " E ai, você continua membro da igreja ..."? A resposta veio amargurada: "Não, cansei de levar a igreja nas costas"! ATENÇÃO!! Nunca converse sobre igreja dentro de coletivos. É constrangedor.
Pois bem, aquele homem da resposta amargurada tinha trabalhado, vivido sua juventude no seio da igreja em questão e depois de anos o que ele tem é... nada. Só uma sensação de que perdeu tempo. Canseira e enfado. Era como se toda sua produção tivesse sido derramada por terra.
A pergunta obrigatória é: Para quem fazemos, afinal? Se é sabido que está aumentando exponencialmente o número de desgastados, frustrados, sugados e outros "ados" dentro - e agora fora - da igreja, temos de questionar onde está firmada a nossa fé!
Paulo afirma que nosso trabalho "não é vão no Senhor". Ou seja, ele sempre é producente. O próprio Paulo, mesmo tendo sido perseguidor dos crentes segundo suas convicções, não desprezou o que aprendeu com Gamaliel e enxerga com clareza que a lei que seguia foi condutora para o perfeito entendimento da Graça de Cristo. Não chutou o balde!
Nós não ignoramos os dominadores de mentes e almas existentes- principalmente nos dias atuais- que fazem com que mais e mais pessoas lhes sirvam sob o "signo da obra de Deus". Entretanto, penso que a maioria desses seguidores não são inocentes. " Muitos constituem líderes sobre si por causa dos seus próprios desejos".
Mas, já está passando da hora de sabermos que não trabalhamos para igrejas de homens. Que não devemos buscar recompensas terrenas e se "alguma glória há, que seja na Cruz de Cristo." Alias, já é passada a hora de entendermos que não realizamos a Obra do Senhor, e, sim, é O Senhor que realiza sua Obra. E nós fazemos parte dela. Ou melhor, nós somos A Obra de Deus!
Acordemos pois. Sabemos que ao longo da caminhada temos desacertos, birra tipo Paulo e Barnabé por causa de Marcos. Sabemos que há Himeneu, Fileto, Diotrefes entre outros que causam dores. Contudo, nenhum deles jamais será capaz de apagar o cântico triunfal, a melodia quebrantadora, a palavra pregada ao pecador. Nenhum homem , seja ele pastor ou qualquer outro líder, pode me roubar a alegria de ter ido à igreja, de continuar indo. Até porque, não levo a igreja nas costas. Quem a sustenta é O Seu Senhor, se de fato ela, a igreja, lhe pertencer. E eu?
Eu amarei a mensagem da Cruz até por uma coroa trocar.
Saibamos disso hoje. Porque depois, não adiantará chorar pelo leite derramado.

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...