segunda-feira, 17 de maio de 2010

MAIS SÍNDROMES: BICHOS TROCADOS - POR PAULO CILAS

Continuando com o que eu resolvi nomear de "síndromes" no meio eclesiástico cito mais uma:

Síndrome dos bichos trocados - No ótimo filme A ERA DO GELO 2 temos uma elefanta - nos tempos de guri eu ouvia o sumido "aliá"- que pensava ser um gambá e agia com tal. No mundo da fantasia, onde tudo é possível, isso soa engraçado e sem riscos. Todavia, no mundo real confundir os bichos pode ser um erro perigoso.
Jesus diz que deveríamos ser simples como a pomba e prudentes como a serpente. Pois bem, imagine agora o contrário: seja prudente como a pomba e simples como a serpente. Dá a maior "zebra"! E tem gente que não consegue imaginar tal possibilidade. Vai direto para a troca! E como seria na prática essa troca? Basta pensar por exemplo alguém querendo acariciar uma serpente, tratá-la com afeto. O resultado é óbvio! Um bote e uma picada. E torça para que não haja veneno e, se houver, que não seja tão letal.
Vejo muita gente assim. Talvez, em algum momento, eu mesmo tenha sido assim. Espero que não mais! Mas, fato é que seja por feridas passadas - Traições, decepções e outros "ões", muitos não permitem que outros se aproximem tanto. Estão sempre armados para o ataque. E se a aproximação for para corrigir em alguma coisa então? Aí é que a coisa fica feia mesmo. E torça para que não sejam venenosas, e, se forem, que não sejam letais.
Entretanto, há outros que são simples como a serpente como que por vocação. Mesmo dentro das igrejas a impressão que passam é que sempre estão "armando". Cheios de ardis, usam,em um momento, uma casca de arautos da verdade e justiça e, em outro momento, uma roupagem de piedade. Mas, o objetivo é o mesmo: envenenar! Se possível, paralisar ou matar os "adversários". Da para ver a peçonha escorrendo pelos cantos da boca.
Por outro lado, temos os prudentes como a pomba. A cena de alguém jogando milhos ou migalhas de pão aos pombos é por demais comum. Daí é fácil perceber como que os vitimados
por tal escolha são ou se tornam presas fáceis. Basta que sejam jogadas algumas migalhas de qualquer coisa - e qualquer coisa fora do rico contexto da PALAVRA DE DEUS é e sempre será migalha enganosa - e pronto! Os prudentes como a pomba são usurpados, enrolados, tornam-se massa de manobra, um exército débil a mercê de espertalhões que vivem dando bordoadas em suas cabeças. E, quando afagam, é somente para usurpação das mesmas.
Tais "pombas" não são símbolo da paz e simplicidade. Elas simbolizam a falta de conhecimento e sabedoria, a torpeza do engano e a nescidade.
Bichos feios!

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...