terça-feira, 8 de outubro de 2019

Estamos sendo formados e isto é bom, mas pode ser ruim - paulo Cilas

A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Jeremias 18:1-6

Nesse texto o Senhor está dizendo a Jeremias para observar o oleiro. Que o oleiro quando está dando forma ao barro, transformando-o em vaso, ao perceber que algo está errado automaticamente começa a reconstruí-lo.
Tive uma visão particular ou uma aplicação pessoal sobre esse texto que quero compartilhar com você. O oleiro só trabalha o barro-vaso enquanto esse estiver maleável. É impossível trabalhar o barro uma vez ele endurecido. Penso que ao ler que o vaso quebrou (Jr v.4), imaginamos imediatamente um vaso pronto sendo quebrado, entretanto não é essa a realidade encontrada aqui. O oleiro só recomeça como disse acima, enquanto em condição de modelação.
O que eu quero dizer com isso é que: ser um vaso em construção é estar maleável nas mãos de Deus. Esse texto é aplicado à nação de israel. O Senhor está dizendo que se o oleiro faz isso com o barro, Ele também fará isso com Israel. Ou seja, Israel ainda está e continua em formação porque resta algo a se cumprir com esse povo.
Igualmente podemos tomar esta palavra pra nós s, seja com a igreja ou com o indivíduo. Enquanto nos acharmos e tivermos consciência de que estamos em construção, o Senhor terá em suas mãos uma matéria prima para reconstruir, remodelar e aperfeiçoar quantas vezes forem necessárias. Contudo, se nos acharmos prontos, terminados e donos de nossa própria vida, havendo imperfeição assim ela permanecerá. Não será refeito.
Obs. Penso que é nesse sentido que Jesus disse: O médico vem somente para o doente...Mc.2:17
Esta é a diferença de uma vida que humildemente se vê incompleta, errática, imperfeita, mas que continua nas mãos do oleiro, para aperfeiçoamento, da vida que se acha pronta e endurecida, porém cheia de defeitos não mais “consertáveis”. Uma vez quebrada assim ficará.
Textualmente falando, o barro-vaso na mão do oleiro é mole e o oleiro pode fazê-lo, desmanchá-lo, refazê-lo várias vezes enquanto achar defeito.
O barro endurecido já não estará nas mãos do oleiro. Assim ele é e assim ficará. Mas para as mãos do oleiro não voltará mais!

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...