sexta-feira, 20 de julho de 2018

HOMO SAPIENS - Valdo Brito


Esta é uma expressão latina que significa “um ser inteligente” e refere-se a nós os humanos que pela inteligência e autoridade dadas por Deus dominamos sobre todos os seres vivos e sobre tudo o que Deus criou.
Que é um ser vivo?
A menor partícula viva chama-se célula que é formada de moléculas (menor partícula da matéria) unidas e protegidas por uma energia chamada vital. Ser vivo significa que respira, absorve e elimina substancias e se reproduz. Quando um dos fatores acima se altera para mais ou para menos a energia se desprende sobrando só matéria e morte.
O Homo sapiens é formado por células que formam órgãos, sistemas, tecidos, etc., sendo a parte mais nobre do corpo o cérebro.
Tricotomista: dizemos que o ser humano é formado por três elementos distintos em um só. Os três são inseparáveis: corpo, alma e espirito. Corpo: é só matéria. É uma vestimenta dentro da qual moram a alma e o espirito.
Alma: É de difícil definição por ser um espirito, trata-se de um mistério que coordena todo o nosso ser predominando suas funções no cérebro. O cérebro ao receber energia como audição, visão, tato e outras que entram pelas janela do corpo que são os cinco sentidos, a alma excita órgãos que reagem emitindo substancias ou energia. Alma é o Eu.
Espirito humano: Trata-se de outro mistério ainda inexplicável pelo ser humano. Sabemos que o nosso espirito liga-se à alma dando a esta eternidade e relações com forças espirituais que atuam para o bem ou para o mau.
Espirito Santo: Quando um ser humano pela fé aceita a salvação por meio de Cristo, o Espirito Santo sela o homem para o dia da redenção, vem morar em nós e nesse ponto deixamos de ser só tricotomos, pois teremos (só os cristãos) corpo, alma, espirito humano e Espírito Divino.
O Espirito Santo intensifica para o bem os dons nativos existentes em nós que passam a serem denominados dons carismáticos.
– Quem é você? O que predomina na personalidade?
Em acordo com a maneira como nosso corpo, alma e espirito reagem por ação da alma podemos classificar o ser humano como Homem Carnal ou Somático são inclinados para coisas da carne como beber, comer, dormir, sexo, etc.
Homem racional são inclinados para as coisas do cérebro como estudo, conceitos, invenções, etc.
Homem espiritual são inclinados para oração, meditação, milagres, visões, etc.
Claro que estes assuntos ficarão para outra ocasião.
Homem carnal ou somático – predomina amor.
Homem racional – predomina o amor filo
Homem espiritual – predomina o amor ágape.

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...