sexta-feira, 20 de julho de 2018

HOMO SAPIENS - Valdo Brito


Esta é uma expressão latina que significa “um ser inteligente” e refere-se a nós os humanos que pela inteligência e autoridade dadas por Deus dominamos sobre todos os seres vivos e sobre tudo o que Deus criou.
Que é um ser vivo?
A menor partícula viva chama-se célula que é formada de moléculas (menor partícula da matéria) unidas e protegidas por uma energia chamada vital. Ser vivo significa que respira, absorve e elimina substancias e se reproduz. Quando um dos fatores acima se altera para mais ou para menos a energia se desprende sobrando só matéria e morte.
O Homo sapiens é formado por células que formam órgãos, sistemas, tecidos, etc., sendo a parte mais nobre do corpo o cérebro.
Tricotomista: dizemos que o ser humano é formado por três elementos distintos em um só. Os três são inseparáveis: corpo, alma e espirito. Corpo: é só matéria. É uma vestimenta dentro da qual moram a alma e o espirito.
Alma: É de difícil definição por ser um espirito, trata-se de um mistério que coordena todo o nosso ser predominando suas funções no cérebro. O cérebro ao receber energia como audição, visão, tato e outras que entram pelas janela do corpo que são os cinco sentidos, a alma excita órgãos que reagem emitindo substancias ou energia. Alma é o Eu.
Espirito humano: Trata-se de outro mistério ainda inexplicável pelo ser humano. Sabemos que o nosso espirito liga-se à alma dando a esta eternidade e relações com forças espirituais que atuam para o bem ou para o mau.
Espirito Santo: Quando um ser humano pela fé aceita a salvação por meio de Cristo, o Espirito Santo sela o homem para o dia da redenção, vem morar em nós e nesse ponto deixamos de ser só tricotomos, pois teremos (só os cristãos) corpo, alma, espirito humano e Espírito Divino.
O Espirito Santo intensifica para o bem os dons nativos existentes em nós que passam a serem denominados dons carismáticos.
– Quem é você? O que predomina na personalidade?
Em acordo com a maneira como nosso corpo, alma e espirito reagem por ação da alma podemos classificar o ser humano como Homem Carnal ou Somático são inclinados para coisas da carne como beber, comer, dormir, sexo, etc.
Homem racional são inclinados para as coisas do cérebro como estudo, conceitos, invenções, etc.
Homem espiritual são inclinados para oração, meditação, milagres, visões, etc.
Claro que estes assuntos ficarão para outra ocasião.
Homem carnal ou somático – predomina amor.
Homem racional – predomina o amor filo
Homem espiritual – predomina o amor ágape.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

INIQUIDADE x PECADO - Valdo Brito



Embora nos dicionários e mesmo nas Bíblia estes dois termos são considerados sinônimos não são a mesma coisa, são conceitos diferentes.
Vamos à explicação:

INIQUIDADE: É a maldade que está dentro de nós como a perversidade, depravação, invejas, rancores, etc. A iniquidade é que nos leva a pecar.

PECADO: É errar o alvo. Enquanto a iniquidade é interna, leva ao pecado que leva ao ato externo que pode ser praticado por palavras e ações. A inveja é iniquidade, mas roubar por inveja é pecado.

Por favor, diga-me onde começou?

Por incrível que pareça começou no céu e de forma semelhante foi na terra.

O Diabo (Lúcifer) era anjo privilegiado até quando se achou nele a iniquidade (Ez. 18.15). Iniquidade era a soberba. O querer ser igual a Deus que o levou ao pecado da transgressão (desobedecer a uma lei) e por consequência ser expulso do céu. Na terra a mesma sequencia.

A iniquidade em Eva induzida pelo Diabo levou à soberba e esta à transgressão da lei e consequente expulsão do Édem
― Se diferentes são, qual o tratamento?

Para a iniquidade cura interior com libertação do malígno, intercessão, jejuns, acompanhamento.
Para o pecado: convicção, arrependimento, confissão e solicitar e aceitar o perdão.

―Por favor! Quero exemplos Bíblicos.
Davi no Salmo 32.5 disse: Confessei o meu pecado e não encobri minha maldade.
Izaias cap. 6.7: a iniquidade foi tirada e o meu pecado foi perdoado.


"Já é muito difícil pedir perdão por um pecado. Mais difícil ainda é reconhecer a origem do pecado".

quarta-feira, 4 de julho de 2018

AMOR

Não seria tão bom se o amor fosse como a fila numa cafeteria? Opções sem fim para decidir e escolher o que você quer. Mas não seria amor! A Escritura diz “O amor… Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:4-7 NVI).
Mas, como podemos amar aqueles que são difíceis de amar? Tal amor não é fácil. Nem era para Jesus. “Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los?” (Marcos 9:19 NVI). Sabendo que Jesus fez este tipo de indagação nos conforta. Mas ouvir como ele respondeu vai nos mudar. Até quando? Até que cada pecado encharque minha alma sem pecado para que o céu se afaste em horror, até que meus lábios inchados pronunciem a transação final: “Está consumado!” 
O amor sempre protege! (1 Coríntios 13:6-7). Nós nos escondemos; Deus procura. Nós trazemos pecado; Ele traz um sacrifício. Nós tentamos folhas de figueira; Ele traz um manto de justiça. E cabe a nós cantar o cântico do profeta “ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias.” (Isaías 61:10 NVI).
Você tem um manto de amor? Você conhece alguém que está precisando? Quando você cobre alguém com cuidado, você está cumprindo o que Paulo tinha em mente quando ele escreveu a frase “o amor tudo suporta”. A raiz da palavra traduzida como “suporta” significa “cobrir ou esconder.” Suportar transmite a ideia de cobrir com um manto de amor; cobrir com encorajamento; cobrir com tenro cuidado. Já pensou em seu Criador como alfaiate? Ele lhe deu o seu manto mais fino de amor!

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...