quinta-feira, 26 de novembro de 2015

BEZERRO DE OURO – Parte III - Paulo Cilas


Diante da insistência do povo, Arão, tomando as argolas de ouro e formando o bezerro, agora se depara com uma dificuldade ainda maior: “Quando o povo vê o bezerro pronto começa a bradar – “São estes, oh Israel, os teus deuses que te tiraram da terra do Egito”. Arão diante de tal afirmação imediatamente levanta um altar e diz: “Amanha será festa ao Senhor”. O que vemos é que não dá para ceder nos princípios fundamentais da fé porque isso nunca termina bem, como veremos em outro momento. É um abismo chamando outro abismo. Arão concordara com o bezerro e agora tenta conciliar o culto ao bezerro com um culto normal. O engano se deu em se dá ainda hoje da mesma maneira quando também muitos continuam a cumprir obrigações e atos de culto. Textos bíblicos são aplicados, princípios são ensinados, contudo as imagens dos bezerros modernos estão ali envolvidas. Então percebemos que a pratica normal de culto se torna uma sombra, uma cortina de fumaça que na verdade apenas encobre o erro maior cometido no meio do “arraial”.
Está escrito que de Deus não se zomba e que Deus não dá Sua glória a ninguém. Sendo assim é inútil tentar conciliar bezerros com Deus. E não adianta a alegação que tendo um chamariz forte fica mais fácil reunir o povo para então falar de Deus. Não é assim que vemos em toda a Bíblia Deus agir. Jesus em certo momento, vendo que muitos discípulos tinham desistido de estar com ele, pergunta aos que ficaram se eles também não queriam se retirar ao invés de oferecer algum incentivo para estes ficarem e para aqueles voltarem.
Muitas vezes, olhando as muitas reuniões repletas de pessoas que cantam e pulam e choram, logo pensamos que  é um culto genuíno a Deus. E será, se o que motiva o povo a isso não for um líder admirado, uma musica apelativa, uma mensagem empolgante, porem sem consistência bíblica e com muitas promessas humanas duvidosas. Então, se está escrito que “Só ao Senhor adorarás, e só a Ele prestarás culto”, o culto só é legitimo com consciência. O Senhor como o centro, sem dividir a atenção com nada e com ninguém.


Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...