terça-feira, 19 de março de 2013

FÉ É CRER QUE DEUS ACREDITA EM VOCÊ - ED RENÉ KIVITZ


p_10755


“Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”.
Mateus 14.29-31
Um talmid de Jesus tem a ambição de ser igual a Jesus. Jesus prometeu que faria de cada um de seus talmidim alguém igual a ele. Então, nada mais natural que Pedro desejasse também andar sobre as águas. Pedro disse a Jesus: “Bom, se você pode andar sobre as águas, eu também posso. Então basta você mandar, e eu vou”. Muito natural. Jesus disse: “Então venha!”. E Pedro foi!
Além de Jesus, Pedro talvez tenha sido o único ser humano a andar sobre as águas. Eleandou sobre as águas. Mas quando viu o vento, começou a afundar, teve medo e gritou: “Senhor, salva-me!”. Jesus atendeu seu pedido, mas fez a Pedro uma crítica contundente: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”.
Impressionante. O único ser humano além de Jesus a andar sobre as águas deveria ser considerado um homem extraordinário. Mas Jesus diz que ele é um homem de pequena fé e o repreende por ter duvidado.
Do que foi que Pedro duvidou? Não foi de Jesus, não foi do poder de Jesus, não foi da autoridade de Jesus. Pedro duvidou de si mesmo. Pedro duvidou de que fosse capaz de andar sobre as águas. Isso significa que crer ou ter fé em Jesus não é apenas acreditar que ele é poderoso e pode fazer milagres. O que diferencia um discípulo de Jesus de qualquer outra pessoa é que o discípulo de Jesus não apenas crê em Jesus e em seu poder, mas crê que Jesus é capaz de transformá-lo e fazer dele alguém igualmente extraordinário.
A ambição do discípulo é ser igual a seu mestre. O que Jesus está dizendo para Pedro é: “Pedro, você duvidou, você duvidou de si mesmo. Sim, você duvidou. Na verdade você duvidou também de mim, duvidou de que eu seria capaz de fazer de você alguém igual a mim”. Fé, portanto, tem a ver com essas duas dimensões. Fé é confiar em Jesus, fé é crer em Jesus. Mas fé é também crer que Jesus pode e quer nos transformar em pessoas exatamente iguais a ele. Fé é crer em Deus. Fé é crer que Deus acredita em você.

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...