sexta-feira, 11 de julho de 2008

BABEL E O SALMO 8 - POR PAULO CILAS

No episódio da Torre de Babel enxergo algumas coisas interessantes, como o fato de que gente unida, com uma mesma linguagem, pode realizar algo grande, mesmo com propósitos totalmente errados. Neste caso, a "unanimidade foi totalmente burra".
Mas o que me chamou mesmo a atenção no relato de Gn.11:1-8 é que tanto Deus como o homem têm a mesma percepção sobre a real capacidade humana. Isto fica claro em duas declarações. Homem: "façamos nosso nome famoso construindo uma torre que toque os céus"! Muitas divagações ouvi sobre como seria essa torre, seu tamanho , etc. Fato é que tal empreendimento levou a outra declaração, agora de Deus: "de agora em diante nenhum intento será impossível ao homem"!
Ora, então percebo que verdadeiramente o homem não é tão incapaz e, se Deus não intervier, ele faz coisas tremendas. Aprendo também que muitas obras profanas e "sacras"são portentosas simplesmente porque Deus as abandonou juntamente com seus idealizadores e executores. Paulo, em Rm.1:21-25,28, afirma que Deus entrega o homem àquilo que quer viver e fazer. Então é até benção quando Deus "atrapalha nossa torre". É sinal que Ele ainda se importa.
Contudo, o homem pode usar sua capacidade sem se desviar para a soberba, egoísmo e, por fim, se afastar totalmente de Deus. É aí que entra determinantemente o Salmo 8. A capacidade do homem também está clara ali. A grande diferença é o ângulo por onde o homem se vê. O salmista sabe que Deus o coroou de honra e glória e o colocou como dominador sobre tudo. A propósito, uso muito esse argumento em formaturas. Afinal, em princípio, quando nos especializamos, ficamos aptos para "dominar". Bom seria que tudo fosse em prol de todos!
Mas voltemos ao salmista. Ele também faz uma comparação: "que é o homem para que se lembre dele"! É isso! Enquanto em Babel, coroado de poder realizador, o homem quer fazer-se célebre, no salmo ele reconhece que não é nada diante da "construção" de Deus. "Ah, quando vejo os céus, obra dos teus dedos..."
Em Is. 57:15 está escrito que Deus habita em dois lugares: no lugar alto e sublime - isso, entendo, quer dizer que tudo que eu fizer: templos grandiosos, corais instrumentais e vocais, parafernália tecnológica ,ou seja , TORRES, nada, absolutamente nada chegará aos pés daquilo que O ALTO E SUBLIME SENHOR já possui. Mas, também está escrito que Ele habita com o contrito de coração. Então, podemos construir tudo isso e tudo isso ser bom, ser bênção. Se Deus habitar em nosso coração.
Por certo Deus não habitará em Babel, mas com certeza no Salmo 8.

Paulo Cilas

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...