terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

DÍZIMOS E OFERTAS - PAULO CILAS


Melhor coisa é dá do que receber... Atos 20.35
Cada um contribua segundo propôs no seu coração... II Cor. 9.7


No AT em Malaquias 3.8 está escrito que se rouba de Deus em não entregar dízimos e ofertas. Por que o roubo? Naquele sistema, em que onze tribos de Israel tinham suas terras para produzir, a tribo de Levi ficaria à disposição do serviço religioso em todo território nacional. Ora, sendo assim, os dízimos sustentariam a tribo de Levi. Logo, sustentariam o Culto e todo cerimonial. Havendo sonegação estaria-se então sonegando o Culto. Daí Deus dizer: “Vocês me roubam”!
Usar tal argumento nos dias de hoje já não faz tanto sentido (a não ser for por aqueles que querem arrancar dinheiro de qualquer jeito em prol de seus próprios objetivos. Ainda que use o nome de Deus para os tais). O que o NV nos apresenta em Cristo é a “liberalidade”, é o dar sem fazer conta de tostões, é o coração generoso, participativo e coerente que entende que ofertar e dizimar tornam-se privilégio e não obrigação.
Antes, ainda que contrariado, tinha-se que cumprir o estabelecido. Agora, ninguém deve contribuir contrariado. Se o dizimo não for exercido com alegria, fé e fidelidade nenhum dinheiro fará sentido.
Quanto ao valor, o Ap. Paulo em um texto acima referido fala que parte do coração, o que você propuser. Os 10% (dizimo) são boa referência. Afinal, antes da existência da nação de Israel, Abraão já tinha entregado o dizimo a um homem chamado Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo, que vem a ser uma figura do próprio Cristo e, que em Hebreus no cap. 7, o próprio Jesus é definido como sendo sacerdote segundo a ordem desse Melquisedeque.
Há também o fato de Deus não possui um serasa, spc que registram débitos que devem ser quitados. Não há divida em dinheiro com Deus! O que há e o que deve sempre haver são corações que amam e com alegria ofertam e dizimam. Então, não é pelo medo do devorador, pela ameaça sobre os que não ofertam e dizimam que nós assim o fazemos ou deveríamos fazer. E, sim, pelo grande privilegio de nos envolvermos em torno de algo em comum numa comunidade(igreja), em sustento de ministros e missionários bem como no socorro dos irmãos da fé em necessidade.
E Deus nada mais disse e nada mais acrescentou, mas, termino com a palavra de Jesus: "O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas".

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...