quinta-feira, 13 de junho de 2013

DO LADO DOS SINCEROS E HUMILDES - PAULO CILAS

            
          Artigo do Ariovaldo Ramos postado aqui mostra dois discípulos raivosos querendo destruir pessoas como vingança por elas não terem deixado Jesus descansar em sua cidade. Claro que Jesus os repreendeu, pois tal postura seria completamente oposta à sua obra de reconciliação que estava sendo estabelecida.
        Hoje percebemos uma tendência para aplaudir aos que, dos púlpitos e nas TVs, com veemência falam de poder, domínio, moralismos. Quase chegam a espumar quando apontam o pecado alheio.                                                                                             
         Ao mesmo tempo, aqueles que se portam com brandura ousando
 expor suas fragilidades e, assim, pregam O Evangelho da Graça como iguais a todos, não sendo juízes de ninguém, são chamados de coniventes, amigos do mundo, fracos, não representantes de Deus (curiosamente Jesus foi acusado da mesma coisa). Tais preferências acontecem no seio da Igreja. Os raivosos e brigadores cada vez mais enaltecidos e os demais ignorados ou desdenhados. E quando expressam seus medos, suas dúvidas, suas sinceras indagações, e até mesmo seus pecados, são atacados como desqualificados.
          Alguns desses, como o Pr. Ricardo Gondim, pagam o preço por dar luz às suas reflexões que fogem do lugar comum “evangélico”. É verdade que pensadores às vezes nos assustam e em outras vezes discordamos frontalmente deles. Mas, ora, também não discordamos de Jó quando diz que o aborto é melhor que ele? Ou de Jonas, primeiro desobediente e, depois, frustrado com a misericórdia de Deus para com os ninivitas? Ou, ainda, de Elias que deprimido se enfurna na caverna mostrando fraqueza ante a ameaça de Jezabel? E o que dizer de Paulo que afirma categoricamente ser com a mente servo de Deus, mas, com o corpo servo do pecado?
        Eis algo que tenho crido: A nossa visão é a do Cordeiro, ou seja, a nossa mensagem é do Jesus crucificado amando o mundo e querendo reconciliar o homem com Deus. A nossa visão não é ainda do Leão, do Juiz. É a Cruz não a espada, é o dar não o receber, é pregar a graça não a ameaça! Até porque, não temos capacitação para juízos, moralismos entre outras coisas, pois, agindo assim, fatalmente sempre coamos mosquitos e engolimos camelos.
         Precisamos estar do lado do homem envergonhado que ora no templo se confessando pecador, da mulher "pagã" siro-fenícia que declara que até os cães comem das migalhas que caem da mesa, do centurião que acredita na autoridade de Jesus para curar, do outro centurião que, no momento do escárnio maior do Senhor como malfeitor na cruz, declara que Ele, Jesus, “verdadeiramente era o Filho de Deus”! Em sua sinceridade ou humildade estiveram do lado certo. E nós precisamos estar do lado delas pois assim  nos esvaziamos de nossas soberbas e vaidades tornando-nos reflexos da misericórdia de Jesus.
         Mesmo em meio aos brados raivosos que aparentemente parecem certos e por motivos certos, não devemos consumir ninguém, seja com o fogo, como propuseram João e Tiago, seja com o nosso afastamento “das pessoas mundanas”.
Brilhemos nas trevas!  Ainda há tempo de apontar O Cordeiro, que morreu pelos pecadores. Nós entre eles.




Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...