Todos estamos sujeitos a perdas em todos os níveis de nossa vida. Dou três exemplos bíblicos distintos que nos apontam para um recomeço, uma reconstrução:
Resignação diante da perda - A resignação é uma benção - para qualquer circunstância - quando vivida conscientemente e não como fuga. Em 2 Sm.12:14 -31 vemos Davi recebendo a noticia que seu filhinho morrera. Contrariando a expectativa de que ele ficaria pior do que já estava simplesmente se levantou, foi adorar ao Senhor e alimentou-se. Sim, ele aceitou "a não resposta de Deus".
Persistência para o trabalho mediante as adversidades - Em Gn.26:13 - 33 encontramos Isaque indo da prosperidade à perda e isso por causa da inveja alheia. Depois vemos suas ações para recomeçar encontrando aproveitadores e oportunistas que o impediam insistentemente. Ele perseverou e foi vitorioso. Há sempre gente disposta a entulhar os teus poços.
Reconstrução emocional e familiar. A história de Rute é um bafejar de inspiração Rt. 1:16. Viúva ainda nova, sem filhos e sem ter como se sustentar optou seguir seguir não somente sua sogra, também viúva, mas principalmente "ao Deus" de sua sogra. A sua decisão redundou em recomeços alegres. Há muitos que recomeçam suas vidas de alguma maneira, mas nem todos o fazem a partir do temor ao Senhor que leva não a uma reconstrução pontual somente mas se estende abençoada por gerações.