terça-feira, 30 de junho de 2015

Pai, perdoa-lhes - Paulo Cilas


Comento, embora atrasado, sobre os acontecimentos na chamada "parada gay" em que uma trans ou um trans( não sei como definir) aparece como "cristo" crucificado e outros dois, igualmente caracterizados, se beijando. E, ainda, um outro fazendo "mal uso" de um crucifixo.
Vencendo no primeiro momento a repulsa que facilmente escorregaria para ódio - embora negaria veementemente que assim fosse- e analisando a reação cristã(?) de muitos fui ao único que poderia me dar a palavra final sobre o caso.

 E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus.
E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre.
E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo.
E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS.
E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. 
Lucas 23:34-39.

Então, os soldados do governador levaram Jesus ao Pretório e reuniram toda a tropa ao seu redor.Tiraram-lhe as vestes e puseram nele um manto vermelho; fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: "Salve, rei dos judeus!"Cuspiram nele e, tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça.Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para crucificá-lo. Mt.27:27-31

Sendo Ele mesmo ultrajado - não um símbolo ou alguém travestido - optou pela misericórdia e pelo perdão. E eu pergunto: O Evangelho mudou? Existe um Evangelho para aquele momento e outro para este momento? Se a resposta é O Evangelho não mudou, então precisamos estar com a atitude do Autor do Evangelho e não de "seus representantes".

E mais, não somos chamados para sermos advogados e muito menos promotores e juízes de Cristo e, sim, suas testemunhas. E por mais que a atitude e os argumentos mundanos sejam permeados de desfaçatez, depravações e outras coisas desprezíveis não podemos nos desconectar da Fonte de Luz porque senão seremos trevas igualmente. Alias, quem estar em atitude pior? O que, possivelmente, não sabe o faz em sua representação grotesca ou os defensores do evangelho, pregadores e parlamentares, que enriquecem em vendetas públicas, comercializando bençãos, bíblias ungidas e etc. Bem, que ambos os lados não saibam o que estão fazendo e recebam a oração piedosa de Jesus.
As questões morais, ou moralistas, historicamente levaram a igreja a cometer erros crassos com perseguições injustas e hipócritas coando mosquitos e engolindo camelos.

Por isso, Eu vos declaro que o Reino de Deus será retirado de vós para ser entregue a um povo que produza frutos dignos do Reino.Todo aquele que cair sobre esta pedra se arrebentará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó!” Depois que os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas que Jesus lhes havia contado, compreenderam que era sobre eles próprios que Jesus estava falando. …Mateus 21:43-45

Deixemos o juízo para O Reto Juiz. À nós nos cabe repercutir as palavras daquele que tomou juízo sobre si mesmo: "Pai, perdoa-lhes"!


Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...