terça-feira, 16 de março de 2010

DEU TUDO ERRADO - POR PAULO CILAS

Tudo começou quando fui percebendo aos poucos que meus heróis não eram "tão"assim como pensava. Abraão não fincou o pé na terra que lhe foi mostrada pois deu umas escapadelas quando a coisa ficou "braba"por suas bandas. Isaque tinha filho preferido - e olha que nem era o que Deus preferia. Jacó dispensa comentário, mas vou comentar. Vidinha agitada envolvendo o irmão que queria trucidá-lo, só percebe ao amanhecer que se casou com a cunhada e precisou ralar muito mais para casar com ..."a cunhada". Entenderam? Tudo dele foi assim por dizer... meio enrolado. O que me leva a pensar nas quantas vezes que foi enrolado pelo sogro. Já José, legal que só, passou boa parte de sua vida jovial prisioneiro e da pior maneira: injustamente.
Moisés era o mais manso, mas matou. Continuou manso mas esbravejou e bateu quando deveria só falar com candura e tocar mansamente. Pobre da pedra. De Davi só digo uma coisa: que menino ruivinho arteiro.
Estes moços mais outros - todos bíblicos - me levaram a pensar. E se o matemático e filósofo Descartes disse : "penso, logo existo", meu irmão Nilton, não menos filosófico, afirma que: "penso muito, logo desisto"! E eu desisti. Desisti de buscar um padrão de sucesso absoluto. E a coisa se complicou de vez.
Foi só um pulinho de uma coisa para outra. Com "o ocaso" de meus heróis descobri algo mais aterrador. Nada do que Deus fez na terra deu certo! (nota : se você chegou até aqui vá até o fim).
Raciocine comigo:
Tudo criou Deus, e disse que era bom, e colocou o homem , coroa da criação, para cuidar de tudo. Deu certo? Os espinhos, o suor do rosto e dores bem como a expulsão do Eden dizem que não.
Bem, no tempo de Noé a terra estava cheia de pecado. O Senhor pôs tudo por agua abaixo - ou acima, como preferir. Daí ELE recomeçou tudo com Noé e sua família. Deu certo? A torre de Babel e toda a "babel" que veio depois dizem que não.
Depois Deus chama outro homem - Abrão - e diz que a partir dele faria um novo povo, uma nova nação na terra que lhe mostraria. Deu certo? O tal povo só se formou no... Egito. Então...
Aí Deus chamou outro homem - Moisés - e disse que através dele libertaria o povo e aí sim seria uma nação. Deu certo? Esta eu tenho que admitir que deu meio certo. Isto porque dos adultos saídos do Egito só dois entraram na terra prometida. Quarenta anos não são quarenta dias.
Agora, Israel existindo como nação seria o exemplo em tudo para as outras nações. Porém a nação cujo Deus é O Senhor fracassa antes mesmo de se tornar relevante social, político e principalmente espiritualmente. Não vou nem perguntar se deu certo, pois logo pediu um rei que não era pra ter existido e a seguir, dadas as infidelidades múltiplas a nação "exemplo" se divide em dois reinos para logo depois ser levada cativa. As duas partes.
Considerei estas coisas para chegar a conclusão que a única ação de Deus na terra que deu certo tem um nome. E este nome são vários: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, Deus Conosco, Ungido, Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus, Salvador!
As ações anteriores não deram certo porque o homem - fosse ele Abraão, Moisés ou você e eu - nunca conseguiu cumprir totalmente sua parte. Paulo fala que a natureza geme de dores por causa do homem que a dominou. E o homem não sabe dominar. Então Jesus veio da parte de Deus para cumprir a nossa parte, a parte humana. E tomando nosso lugar principalmente na morte nos chama à reconciliação com a criação e acima de tudo com O Pai.
Caíram as escamas dos meus olhos e agora não quero ver homens tomando para si um sacerdócio só para dominar sobre outros, mas quero ver O meu Sumo sacerdote, O Filho de Deus, que se compadece de mim porque, embora em nada tenha pecado, sabe o que é ser humano e frágil.
Não quero ver sistemas religiosos, mesmo os bem intencionados, porque sei pelas páginas da Bíblia que nunca funcionaram direito, mas quero ver "A Igreja" onde o maior é como o menor. Onde o pecado continua sendo pecado mas sem juízes que coam mosquitos e engolem camelos, ambos imundos. Lugar onde Jesus é mesmo Senhor e não apenas uma marca de sucesso para "ministérios" bem sucedidos.
Caíram as escamas dos meus olhos e agora percebo que os homens de Deus no passado fizeram o melhor que suas limitações permitiam . Que Israel, a nação, não é diferente de outras formadas por homens bons, mas fracos, ímpios, incorrigíveis e incrédulos. E que, se mantém alguma relevância é porque O Senhor cumpre o que promete e permanece fiel mesmo que sejamos infiéis.
Agora entendo a razão de Jesus ser O ÚNICO DIGNO de abrir O LIVRO, O ÚNICO MEDIADOR, O ÚNICO NOME que importa para sermos salvos. O porque que todas as coisas são POR ELE, POR MEIO DELE E PARA ELE.
Ouvi de Ed Rene Kivitz: "a Igreja não é para dar certo". É verdade! A Igreja é para ser Igreja, de Jesus, pois Ele deu certo. O resto... deu tudo errado.

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...