quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Esquerda e Direita - Paulo Cilas





No final do ano passado Marcelo Freixo - deputado estadual pelo psol RJ - escreveu para o site uol um artigo sobre o comportamento de parte da sociedade contra infratores. Pegando o mote do natal o deputado criticava tal sociedade  que, dita cristã, deveria tratar "criminosos" como Jesus tratara o ladrão da cruz. " Ele, Jesus, não só o perdoou como o levou para casa (estarás comigo no paraíso)". Por ignorância, por preguiça mental ou simplesmente por falsidade o deputado deixava de fora da sua "lição de moral" o outro ladrão, não arrependido e egoísta.
Entrar na seara política é sempre complicado, mas como ela nos afeta diretamente vamos lá . No Brasil confundimos e muito "direita com militarismo" que é politicamente um erro crasso. E igualmente errado é pensar que a "esquerda" é sempre democrática. Bem, quanto a isso basta olhar para o antigo bloco soviético e demais derivações dele. Fica claro então o quanto precisamos amadurecer nesse quesito. E, continuando sobre posicionamento político, no passado assistimos crentes de "direita" perseguindo outros crentes que defendiam causas sociais inclusive entregando-os ao regime militar como se fossem criminosos. Alguns pastores foram exilados. No presente vemos "crentes" se aliando a ideologias anti bíblicas em nome de conquistas sociais. Muitos políticos e intelectuais da esquerda brasileira - seguidores de Antonio Gramsci - defendem o fim das tradições judaico-cristãs. Outros requentam a doutrina marxista dizendo que Marx foi mal interpretado no passado. O que não é bem assim. Basta ler o próprio Marx.
Na visão do deputado todo infrator, sendo pobre, é inocente. O que diz A Palavra de Deus sobre a opinião do deputado:

Não farás injustiça no juízo, nem favorecendo o pobre, nem comprazendo ao grande; com justiça julgarás o teu próximo. Lv. 19:15.

Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.
Romanos 3:10-12

Quanto aos governos:

Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores,
para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo, fazendo das viúvas sua presa e roubando dos órfãos!
Isaías 10:1,2

Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme.
Provérbios 29:2

O rei pela justiça estabelece a terra; mas o que exige presentes a transtorna.Provérbios 29:4


O justo toma conhecimento da causa dos pobres; mas o ímpio não tem entendimento para a conhecer Provérbios 29:7

Se o rei julgar os pobres com equidade, o seu trono será estabelecido para sempre.
Provérbios 29:14

Entretanto, os filhos de Samuel não seguiram o seu exemplo. Ao contrário, deixaram-se seduzir e orientar-se pela ganância, aceitaram suborno e perverteram a lei e o direito.
1 Samuel 8:3

Esses e outros tantos textos nos levam a um só lugar : justiça,retidão etc. Não importando o regime político. É o que devemos amar e apoiar. Repare novamente Lv. 19:15. Nem em nome dos pobres deverá se praticar a injustiça ou apoiá-la.
Voltando ao deputado e seu artigo posso dizer que a cegueira ideológica o acometeu. Assim também podemos ser acometidos tanto pela ideológica quanto a religiosa.

Parafraseando Pv. 4:27, Dt. 28:14e Js. 1:7:  Não nos desviemos nem para a direita e nem para a esquerda. Sigamos reto!

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...