terça-feira, 13 de julho de 2010

SÍNDROME DAS CAMPINAS ( OU DO OLHO GRANDE) - POR PAULO CILAS


A jornada ficou complicada. Agora, os pastores de Ló disputavam com os pastores de Abraão espaço para seus rebanhos. Abraão- que tinha destino diretamente recebido de Deus- diz a Ló para ele escolher qual direção seguir. Ló, ao contrário de Rute que prefere seguir com sua ex- sogra para um futuro “incerto” e declara que O DEUS de Noemi é agora seu DEUS, ver no distanciamento com Abraão uma boa oportunidade para seus interesses imediatos e maiores. Seu olhar mirou as campinas mais verdes. E lá se foi Ló para as paragens “alegres” de Sodoma junto a Gomorra.
Certo dia perguntei por um amigo de adolescência –éramos membros da mesma igreja - ao seu pai. A resposta veio acompanhada de um sorriso de satisfação, pois, ele, o pai, passou a discorrer sobre o sucesso profissional do filho e dos bens amealhados. No final de tão triunfante narrativa veio um pequeno comentário sem nenhum pesar e ainda com um risinho cínico: “o sem vergonha só não quer saber de igreja”, que traduzido, expressa a mesma história do filho pródigo.
Mas, para aquele pai, as conquistas de seu rebento superavam quaisquer outras preocupações.
Porém, a advertência de Jesus - “De que vale ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a própria alma”- ficava inerte, sem valor real.
Ganhar o mundo olhando para as campinas de Sodoma e Gomorra tem sido muito comum. Aliás, a conquista desta terra, de poder ou posição de destaque e prosperidade material tem ganhado roupagem de coisa espiritual e bíblica e tomado cada vez mais espaço. Mamon está em voga.
Sou pai e quero o melhor para meus filhos, mas, “esmurro meu corpo” para não cair na tentação de apontar para eles a grama verde das campinas. Quero mostrar que é melhor olhar as “coisas de cima”. A vizinhança das campinas verdes deste mundo é nociva. E será destruída!!

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...